
A montadora Toyota finalizou a produção do último Corolla na fábrica de Indaiatuba, em São Paulo, no último sábado (20), encerrando um ciclo de 28 anos na região. O encerramento das atividades da planta ocorrerá oficialmente no dia 30 de junho, com a transferência da montagem do modelo para Sorocaba (SP).
A despedida foi marcada por uma cerimônia especial, incluindo um desfile do último veículo produzido em um tapete vermelho, celebrando as memórias e conquistas da unidade que, desde sua inauguração em 1998, produziu mais de 1 milhão de Corollas.
Com o fechamento da fábrica, cerca de 1,5 mil colaboradores foram impactados, mas uma alternativa foi proposta pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Campinas para redirecionar funcionários, oferecendo a opção de transferência ou adesão ao plano de demissão voluntária.
Olhando para o futuro, uma nova fábrica em Sorocaba será inaugurada em novembro e terá foco na produção de novos modelos e tecnologias híbridas. Esse novo investimento faz parte do plano de R$ 11 bilhões da Toyota no Brasil, previsto até 2030, que também promete gerar aproximadamente 2 mil novos postos de trabalho.